Vejam, todas as religiões possuem uma base comum, fortemente enraizada no inconsciente coletivo.
Ao estudar e analisar pormenorizadamente a religião de cada povo, reduzimos as expressões de seus Deuses em torno de arquétipos bastantes definidos.
A astrologia era a ciência que mais influenciava as antigas civilizações. Em todas elas encontraremos o padrão do 3, do 4, do 7 e do 12. Sempre haverá Trindades relacionadas aos domínios fora dos olhos humanos, quatro forças representando as 4 cantos da terra, os 4 elementos…
Sempre haverá 7 forças fortes relacionadas aos 7 planetas visíveis.
Sempre haverá 12 forças relacionadas a roda estelar…
E existem provas de suas ramificações em toda África, afinal, o Egito é um reino africano e negociava e influenciava reinos menores. Salomão tinha uma ligação forte com Etíopes e com a Rainha de Sabá…
A Cabala Judaica foi sendo construída pelos sábios de Israel quando de suas vivências entre as antigas civilizações. Foram escravos na Babilônia, foram dominados pelos Persas, pelos Macedônicos, Gregos, Egípcios, Romanos. Durante a idade média tiveram contato com reinos cristãos, bárbaros, mulçumanos…Os romanos faziam a sua famosa interpretatio, recebendo deuses de outras civilizações como iguais aos seus, porque assim o eram.Cada Deus é a expressão de um raio arquetípico divino, que é o mesmo para toda a humanidade. Nessa individualização visa atender a necessidade específica de cada povo.Da mesma forma que na Cabala cada Sephiroth é uma campo de atuação e cada força planetária é a energia específica que atua neste campo, os deuses de cada povo são a forma como cada um capta essa energia e suas atuações.Sério que não estranham isso?Sabiam que TODAS essas religiões eram Monoteístas em seu fundo ? Inclusive as religiões africanas ?Sim eram, e os deuses criados eram vistos como expressões de suas características.Sim, Odim não é Zeus, nem Thor é Ogum, porém, ambos estão encaixados dentro de um mesmo espectro arquetípico, o do guerreiro.Assim como Baldur, Jesus e Apollo, no arquétipo Solar…Diferentes, porém partilham de uma mesma essência.